Instituto de Estudos Brasil Europa

O Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) é uma ação subvencionada pela União Européia, instituído em dezembro de 2010. Fruto da iniciativa de um grupo de universidades brasileiras e europeias visa o fortalecimento da educação superior no Brasil por meio da promoção do conhecimento mútuo.

A criação de centros de relacionamento e apoio tem o intuito de incrementar a cooperação no desenvolvimento de diálogo, ensino, pesquisa e extensão à comunidade em temas em que a experiência de cada sociedade possa agregar valor e aportar contribuições relevantes no enfrentamento de desafios.

Fundamentada na ideia da transdisciplinaridade que permeia todas as atividades do Instituto, seja pela criação de cursos de pós-graduação, pela discussão de temas comuns para o desenvolvimento de pesquisa colaborativa, pela ampliação da troca de informações por meio de fóruns de discussão ou pelo relacionamento da difusão e disseminação de projetos com o terceiro setor e micro e pequenas empresas.

Os anseios acadêmicos e sociais dos países envolvidos são abordados e incentivados, nas várias áreas abrangidas pela ação, independente das regiões atendidas, promovendo a quebra de paradigmas induzindo a um legado que será deixado as futuras gerações.

 

Links

Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE)